About

Algumas situações sempre me fascinaram antes mesmo de eu entender o porquê. Uma delas é a imensidão das paisagens e da natureza como um todo, essa beleza contemplativa e seu poder de imersão que altera a passagem do tempo e a noção de realidade. Outra é o fantástico, que para mim deriva dessa primeira experiência mas introduz um fator de conflito entre o sujeito e o contexto em que está inserido; cenas corriqueiras e até banais que de repente apresentam algo fora de lugar, seja pelo tamanho, seja pela época ou pela origem, mas definitivamente deslocado, capazes de gerar grande estranhamento no observador. Gosto de pensar que tudo isso só é possível com a criação de atmosfera e narrativa, sendo esse o foco meu trabalho.

Danilo Bressiani Zamboni (daniloz), formou-se arquiteto pela FAU-USP em 2010 e desde 2011 trabalha como ilustrador no escritório de arquitetura de Isay Weinfeld, fazendo desenhos e perspectivas para apresentação de projetos, além de colaborar com diversos artistas (Nuno Ramos, Laura Vinci, Rafael Ribeiro), arquitetos (Alan Chu, AMZ, Grupo SP, Felipe Hess, Triptyque, Esse studio), decoradores (Lucas Dualde) e paisagistas (Rodrigo Oliveira, André Paolioello), entre outros.

No ramo editorial, colabora com o jornais, como a Folha de São Paulo, após ser premiado no 4º Concurso de Ilustração, realizado em 2010, fazendo trabalhos também para as Revistas Pesquisa Fapesp, Superinteressante, GOL, Audi Magazine, Antílope, VIP, Bravo!, Beleléu, Monolito, Wish Casa, Casa Vogue, além Ilustrações para o livro ‘O Médico e o Monstro’ de Roberto Louis Stevenson, ‘Uma Jornada entre dois Mundos’ de Flávia Savary e ‘Os 12 Trabalhos de Hércules’ de Monteiro Lobato, todos pela editora FTD, desenhos para o livro ‘Scketch Your World’ – James Hobbs, Projeto Mosaico Arte e Cidade, da editora Scipione, e outros.

Participa de diversas feiras de publicações independentes como a Feira Plana, des.gráfica, Feira Jardim Secreto, Miolos; com prints, posters, serigrafias, gravuras em metal e zines diversos, tendo publicado histórias em quadrinhos na Revista Antílope, jornal Suplemento e nos sites Nébula e VIP.

Foi professor auxiliar de desenho na Escola da Cidade em 2013 e 2014.

Em 2014 participou da Mostra Rios e Ruas, na praça Victor Civita, com o trabalho ‘Futuro do Pretérito’.

Em 2019 participou com 5 desenhos da exposição “Access for All: São Paulo’s Architectural Infrastructures”, a convite do curador Daniel Talesnik, que aconteceu na Pinakothek der Modern, Architecture Museum of the Technical University of Munich (TUM), de 12 de junho a 8 de setembro de 2019.